SmartEnglish

O SmartEnglish é um blog para quem gosta de novidades no que diz respeito ao ensino-aprendizagem na área de Língua Inglesa



Inglês ou Globish?




Globish é uma língua artificial criada pelo indiano Madhukar Gogate e formalizada pelo francês Jean-Paul Nerriere utilizando a língua Inglesa de forma simplificada. Ela foi apresentada à “Sociedade de Ortografia Simplificada" da Grã-Bretanha em 1998. Segundo seu criador, ela pode ser considerada um dialeto artificial da língua Inglesa. Isso prova a possibilidade de simplificação da grafia e pronúncia do Inglês padrão. Por exemplo, a palavra Color ou Colour (cor) - ortografia americana e britânica - sua forma "globish" fica “Kalar ” Gogate diz que seu projeto está relacionado com Inglês, mas é independente dele.

Exemplos
1 hee iz faain: (He is fine)
2 too kaets went tu siti... (Two cats went to city.)
3 et it kwikli... (Eat it quickly!)
4 du yu no vear dha laaybrari iz? (Do you know where the library is?)
5 dha warld waunts pis aend prausperiti... (The world wants peace and prosperity.)

Assista ao vídeo explicativo sobre o Globish!

6 comentários:

  Anônimo

8 de julho de 2010 às 18:51

Oi, gente! Adorei esse blog. Tem muitas novidades...
Adoraria ver o mundo falando um idioma comum como segunda língua. Assim dariamos mais valor a nossa lingua mãe e não ficariamos perdendo tanto tempo tentando aprender muitas línguas.

  Fania

8 de julho de 2010 às 20:29

Bom, ñ vejo com bons olhos a implantação dessa língua "universal". como sabemos, língua e cultura são elementos indissociáveis, logo implantar uma nova língua num determinado territorio significa acabar com a cultura existente no local. sem contar que, essa língua provém, principalmente dos EUA, país que vem imperando nas nações subdesenvolvidas. o objetivo desse imperialismo é capturar mercados para suas mercadorias culturais, e instaurar uma hegemonia, modelando o pensamento da população, afastando o povo de suas raízes. Um neocolonialismo.

  Leandro

9 de julho de 2010 às 08:59

E ai, galera!

Bem, não concordo cm Fânia, pois com uma língua universal a propagação de conhecimento seria muito mais rápida. Precisamos sim de um idioma comum! Lembrando q essa língua universal seria como segunda língua. Acredito que n perderiamos nossa identidade linguística, muito pelo contrário, teriamos uma forma de falar bem mais rica!
Valeu galerinha!

  Unknown

24 de janeiro de 2021 às 14:42

Verdd

  Unknown

24 de janeiro de 2021 às 14:44

Parabêns

  Unknown

24 de janeiro de 2021 às 14:46

Nao concordo com vc,ela sim tem razao

Postar um comentário